terça-feira, 10 de novembro de 2015

Aproveitamento integral de alimentos ajuda crianças a saírem da desnutrição

Talos, folhas, sementes e cascas estão na lista dos ingredientes que podem ser incluídos nas refeições

Aproveitamento de alimentos/Foto Sind. Rural de Cruz Alta

Por Jacqueline Fernandes


Quando pensamos em desperdício de alimentos, não podemos esquecer que isso causa, além da fome, o gasto indireto de luz, água, adubo e solo. O Brasil é um dos países que mais destinam às lixeiras alimentos em bom estado ou partes dele que poderiam ser utilizados em outros pratos. Mas, o desperdício não ocorre apenas na mesa do brasileiro, ele ocorre 10% no campo, 50% no manuseio e transporte, 30% na comercialização e 10 % no varejo e consumidor final.

Para a Nutricionista da Pastoral da Criança de Osasco e Região,  Zilda Nascimento, é possível evitar o desperdício "com uma colheita e  transporte adequados, além de cuidados que devem ser levados em consideração como a embalagem, o tempo e a temperatura para transportar os alimentos". Mas, por conta da pressa para entregar-lós, o que vemos é o contrário, pois frutas legumes e verduras são transportados sem nenhum cuidado, o que compromete seu estado.

Para Rosalina Camargo, cozinheira da Pastoral da Criança, o trabalho de reeducação alimentar para aproveitar os alimentos por inteiro é árduo, mas muito necessário para famílias de baixa renda. Talos, folhas, sementes e cascas podem retirar crianças da desnutrição por terem nutrientes essenciais para o corpo humano, muitas vezes em maior concentração do que em algumas frutas, por exemplo. Além disso, se você aproveitar integralmente  20% dos alimentos que vão a sua mesa diariamente,  poderá obter até  R$ 90,00 por mês de economia na área de frutas e verduras.

"Aprender a aproveitar os alimentos foi extremamente importante para mim. Em certo momento eu não tinha dinheiro para alimentar meus filhos, foi ai que aprendi a fazer bolo com casca de frutas, como com a casca de banana, por exemplo. Aprendi a fazer também remédios caseiros com casca de abacaxi e outras coisas, isso me abriu os olhos para o que eu jogava fora. Depois que aprendi as receitas, meu filho saiu da anemia e minha família  agora sempre tem opções gostosas e diferentes para comer. Os amigos dos meus filhos comem bolo de casca de banana e acham uma delícia", contou Silvania Maria dos Santos, participante do projeto de reeducação da Pastoral da Criança.

0 comentários:

Postar um comentário